
Bandeira
de
Luna
Filho
Fala sério, olha que nome bunito.
(foto meio antiga, mas super divertida)
Esse cara super especial que alegrou a minha infância (e com toda a certeza a de muitos por ai) é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil. E tinha como não ser? Quando eu começar a citar aqui algumas das obras (sim, algumas. Porque se for pra falar de todas já era vida) você vai perceber que já ouviu falar de pelo menos uma.
Ele nasceu no dia 9 de março de 1942 em Santos, onde viveu e se dedicou ao teatro amador (rá! ta explicado agora o talento do Calu) até 1961, quando se mudou para São Paulo para estudar publicidade na USP.
Pedro já foi professor, ator, diretor, cenógrafo e trabalhou até com teatro de bonecos. Puxa! Isso que eu chamo de multifuncional. É talento pra tudo que é lado, meu povo. Ele até já trabalho no jornal Ultima Hora e na Editora Abril. Quero.
Foi em 1972 que Pedro começou a escrever histórias para crianças que foram publicadas em revistas e vendidas em bancas de jornais pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica. Isso é pra você que torce o nariz quando ganha um livro de banca de jornal.
Mas ele decolou mesmo em 1983 com O Dinossauro que Fazia au-au, pela editora Moderna. Desde então passou a se dedicar somente a escrita.
Ele é casado com a sortuda da Lia e tem três filhos: Rodrigo, Mauricio e Marcelo. Além de já ser avô e ter uma porção de netinhos como a Melissa, a Michelle, a Beatriz, a Júlia e o Érico.
É ou não é uma fofura?
O Pedro já escreveu dezenas de histórias, aqui segue uma pequena amostra:
- A Hora da Verdade
- A Marca de Uma lágrima (chorei)
- Agora Estou Sozinha
- Amor impossível, Possível amor
- A Série Karas
- Mariana
- O Fantástico Mistério de Feiurinha (sim, aquele filme da Xuxa, que não é lá muito fiel não.)
- O Medo e A Ternura (muito fofo, super recomendo)
- Prova de Fogo
E muitos outros. Confesso que não sou muito confiável, já que sou totalmente apaixonada pela escrita desse homem. Não há um só livro nessa lista que eu não tenha lido. (Tirando Droga da Amizade que saiu há pouco e ainda não tive recursos - dinheiro - para conhecer.)
Você pode achar que estou tietando, mas a escrita dele é fantástica. Leve, com toque de humor e verdade. Foi Pedro o culpado do meu vicio por livros. Meu primeiro livro foi dele.
Se você tem as suas dúvidas, tire a prova. Leia um livro dele. Você vai encontrar em qualquer biblioteca, até mesmo aquela da sua escola que não tem lá muita diversidades (a maioria). Vamos ver o que você me diz depois de ler um desses livros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário