Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Sinopse: Era para ser um dia como outro qualquer na vida de Annie O’Sullivan. A corretora de imóveis levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com o namorado. Naquele domingo, aparecem poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. A corretora tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está apenas começando. Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas.
Antes de qualquer coisa, preciso dizer que este foi o meu primeiro livro da autora e de cara já me vi apaixonada por seu jeito de escrever e me surpreendi com a rapidez em que me prendi nessa história, como se eu e a personagem fossemos uma só pessoa.
Espero que esta resenha chegue perto de demonstrar tudo que senti com a obra.
''Por algum motivo estranho, é difícil confiar nas pessoas.''
Como corretora de imóveis, Annie O'Sullivan tem uma vida bastante agitada, tendo que constantemente cancelar compromissos, seja com seu namorado ou com colegas, que já são poucos. Sua vida familiar também não é das melhores, já que sua mãe e sua tia vivem numa competição silenciosa, que acaba seno transferida para as filhas.
''Por algum motivo estranho, é difícil confiar nas pessoas.''
Como se já não bastasse, Annie acaba sendo sequestrada por um maníaco. Ela logo aprende que não há logicas com ele, e que terá que obedecê-lo numa tentativa falha de sobreviver. Ela só não esperava que o maníaco sentisse uma espécie de amor doentio para com ela, e acaba sendo forçada a manter uma relação como se os dois fossem marido e mulher.
Morando agora num chalé nas montanhas, Annie vive um verdadeiro inferno. Sofre tanto fisicamente quano psicologicamente, acaba sendo totalmente domada por ele e por suas regras malucas.
Tudo que lhe acontece, acaba sendo revelado em sessões e terapia que ela faz depois de conseguir escapar. Essa não é nem a primeira tentativa que Annie faz em busca de saúde mental, mas os sentimentos que ela guarda são tão fortes que é quase impossível colocá-los para fora.
''Que besteira. Eu queria dizer a ela que nunca mais as coisas estariam bem, que eu jamais me sentiria segura, mas, quando tentava articular as palavras meus lábios se congelavam.''
Os capítulos do livro são divididos segundo as sessões que Annie faz, e a cada novo episódio descobrimos algo terrível que se passou com ela enquanto ainda estava em poder do maníaco, ao passo que descobrimos também memórias passadas, que nos ajudam a entender um pouco melhor quem ela era.
Isso mesmo, era. No passado. Porque depois de toda esse trauma, Annie acaba perdendo toda a sua antiga personalidade e se transforma numa pessoa totalmente diferente, paranóica e medrosa. Ainda assim, Annie é uma heroína e mais forte do que acredita ser. Tudo que ela passa, só serve para reafirmar isso, o quanto ela quer sobreviver e o quanto ela luta por isso.
Mas não pensem vocês que tudo está resolvido já que ela se encontra "á salvo" em casa. Ninguém faz ideia de quem seja o maníaco e a busca pela verdade ainda está no início.
Com uma carga emocional bastante pesada, do tipo que vai te fazer chorar, mas que também vai te fazer fechar o livro por alguns instantes só pra poder respirar, Identidade Roubada nos prende de tal forma que somente poucos livros conseguem. Além disso, me vi empaticamente ligada com Annie, sentindo o que ela sentia, fosse o sentimento bom ou não. Tanto que fiquei uma semana sme ler mais anda, somente me recuperando de toda essa experiência.
Já aviso antes, não é um livro fácil de ser lido. Não é uma história leve, muito menos rápida de ser digerida.
Esteja preparado psicologicamente para este livro. E ainda não será o suficiente.
Longe de mim querer assustar vocês e afastá-los dessa incrível experiência. Acredito que todos deveriam ler, já que se trata de uma leitura capaz de mudar vidas. Mas é preciso estar preparado antes, para que a experiência seja proveitosa.
Além disso, preciso dizer que em alguns momentos da narrativa, me vi compreendendo o maníaco. Não aceitando o que ele fazia, claro que não. Mas entendendo o porquê ele fazia, sentindo pena por ele ter chegado a tal ponto em que se tornava lógico e aceitável fazer o que ele fazia.
Não é qualquer livro. Não será mais um na sua vida.
Até porque, como todos nós sabemos, isso não é algo que acontece apenas nos livros. Infelizmente. Este é um caso que poderia muito bem ser real, que pode e acontece quase todos os dias na vida d e milhões de anônimos. E por isso a importância da leitura, para nos colocarmos no lugar do outro e facilitar a empatia nesses casos. Para tirar esses casos da anonimidade e lutarmos para que passem a acontecer apenas em livros, não mais na realidade.
Enfim, desejo uma boa leitura para quem se arriscar.
Ola
ResponderExcluirSempre quis muito fazer essa leitura, e pelo que pude compreender reflexões é o que não faltam nessa ambientação, além de elementos como tensão e por ser uma experiência assustadora. Imagino mesmo que não seja um livro fácil de ser lido, e nem por ser uma história rápida, mas eu gostaria muito de conferir.,..
beijos, F
Olá, tudo bem?
ExcluirRealmente, reflexões é o que não faltam. E por isso mesmo que se torna uma leitura mais devagar, mais difícil em partes.
Espero que você venha a gostar.
Pela sua resenha me parece ser um livro super complexo não sei se conseguiria le-lo essas experiências emocionais do livro costumam mexer comigo me deixam reflexiva pode ser bom claro mas eu prefiro uma leitura mais leve...que bom que você gostou do livro e veio nos resenha-lo para conhecermos também...sucesso bjs
ResponderExcluirOlá, Marcinha. Fico feliz que tenha gostado.
ExcluirVocê tem razão, é um livro um pouco mais difícil que os outros e nada fácil de se digerir. Talvez não venha a ser uma boa escolha pra você, já que prefere livros leves.
Bjs!
Amei a resenha ,parece ser um livro que nos fazem pensar fora da casinha literalmente rs ,me interessei e vou ler ele
ResponderExcluirvisita lá depois ,amei suas postagens ,sou nova no blog e estou programando vários assuntos para postar lá ,espero que goste .
recordandodetalhes.blogspot.com.br
Ah, que bom que você tenha gostado Mayra.
ExcluirÉ de fato um livro que nos faz pensar diferente, por isso considero a leitura tão válida. Fico feliz que tenha gostado dos posts e espero te ver mais aqui.
Bjs!
Oi tudo bem?
ResponderExcluirNossa coitada da Annie ter que passar por um monte de humilhações ao decorrer do livro. Fiquei curiosa para saber qual são elas é ainda que é narrado de uma forma diferente nas consultas da terapia.
Beijos
Oi Tais!
ExcluirÉ realmente uma pena tudo que a Annie passa, chega a dar uma angustia. Fico feliz que tenha ficado curiosa em relação ao livro.
Bjs!
Já vi a capa desse livro por aí, mas sua resenha é a primeira que leio e fiquei com muita vontade de ler!
ResponderExcluirA leitura deve ser forte, e achei interessante você dizer que sabemos que ela consegue escapar, então pra autora não ter usado esse elemento pra prender o leitor, deve ser uma leitura incrível mesmo.
Já vou colocar na wishlist!
Virando Amor
Antes de fazer a resenha, procurei algumas por aí e de fato foram poucas as que achei.Fico feliz que tenha curtido.
ExcluirDe fato é uma leitura bastante forte e nada leve. Espero que você venha a gostar.
Bjs
Olá! Que bom que no primeiro livro que você ler da autora ela já te conquistou. Depois de um trama como esse, certamente a pessoa fica paranoica e medrosa mesmo. Mas que bom que apesar dessas característica a personagem também é forte e heroína. Histórias assim costuma ser forte mesmo, tem mesmo que preparar o psicológico, talvez pode ser ou não suficiente, acredito que pode varias de leitor para leitor. Mas que bom que você já deixou avisado. Apesar de ser uma história diferente do que costumo escolher para ler, você me deixou interessada em ler esse livro também. Dica anotada! Beijos'
ResponderExcluirOlá, Dayane!
ExcluirÉ um livro fora do comum e vou frisar novamente que tem que estar preparado para o que vem a ser narrado. Eu levei um baque atrás do outro e fiquei realmente mal depois. É uma história difícil de ser digerida.
Espero que você goste.
bjs
Oie...
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
O que mais me chamou a atenção foi o fato de você mencionar que o livro é capaz de mudar vidas... isso me ganhou e com certeza quero ler! Só que é como você disse, tem que ter o momento certo...
Bjo
Olá Camila,
ResponderExcluirGosto muito de livros que mexem com a cabeça do leitor, pois significa que eles têm profundidade. A questão de ela se abrir com um psicologo é muito interessante, agora, entender o que o maníaco fez? Não sei se eu seria capaz de fazê-lo.
Dica anotada, sem dúvidas.
Beijos
Oi, Camila
ResponderExcluirEu li esse livro no começo do ano e gostei bastante. Eu até o li bem rapidinho, só não resenhei ainda.
Achei a forma como ele foi narrado, ou seja, com a introdução das sessões da Annie, uma forma muito inteligente de fazer a gente mergulhar na história. Eu tenho uma outra obra da autora aqui e em breve vou fazer a leitura.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a autora, mas menina! que sinopse é essa? já fiquei com vontade de ler logo de cara, depois da sua resenha então fiquei ainda mais curiosa!
Deve ser um livro muito tenso de ser lido, aquele que prende nossa atenção, parece ter um enredo incrível, fiquei curiosa para saber se Annie vai conseguir dar a volta por cima e quais serão as consequências desses danos psicológicos, obrigada pela maravilhosa dica!
Beijos
Jess
Olá Camila. Tudo bem?
ResponderExcluirNunca tinha lido nada a respeito desse livro, mas já esta adicionado, a partir de agora, na minha lista de desejados.
Amo livros, cujos temas são assuntos pesados, que nos fazem refletir e pensar a respeito. Infelismente, o livro tratado no post espelha situações vivenciadas por milhões de pessoas diariamente, e não podemos fazer quase nada para mudar isso.
Acredito que você tenha ficado abalada após o termino da leitura, eu ficaria, e muita gente também.
Adorei a resenha e o post.
Beijão!
Olá Camila,
ResponderExcluiradoro os livros da Arqueiro, ela tem um dom para escolher o que publicar rsrs
Você me deixou muito curiosa e ao mesmo tempo amedrontada, não estou no momento para ler esse livro, mas com certeza vai para a lista.
Gostei da sua empatia, até mesmo com o "vilão", é muito difícil fazer isso, mas é algo que deveríamos fazer mais vezes.
Beijos,
Anne
Fadas Literárias
Oi, Camila!
ResponderExcluirLembro que sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas o fato de a história ser bem pesada acaba me impedindo de investir na leitura. Acho um tema bem interessante, mas é um livro que teria dificuldade de ler. No momento não pretendo arriscar, mas adorei a dica.
Beijos,
Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]
Olá flor!
ResponderExcluirAchei a história muito interessante, no momento estou optando por leituras mais leves, já que estou me preparando para ler "Proibido", mas gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa para conferir esse livro. Não sei quando irei ler, mas já anotei na lista.
Beijos e Sucesso!!!
Olá!
ResponderExcluirCaramba, eu nunca havia ouvido falar sobre esse livro ou essa autora, e se fosse julgar o livro pela capa não o leria de maneira nenhuma. Ainda bem que li sua resenha e fiquei bastante curiosa para conferir mais de pertinho sobre a ambientação e os personagens. Vou anotar a dica sim, obrigada!
Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Oie amore,
ResponderExcluirAdoro esses livros que nos prendem logo de cara.
Sua resenha com certeza mostrou o que o livro tem de melhor e eu fiquei bem curiosa pela leitura.
Parece se tratar de um livro bem intenso. Já quero ler.
Beijokas!
Oi Camila, como está?
ResponderExcluirAntes da tua resenha eu tinha lido outra sobre esse livro, mas a tua foi muito mais profunda e melhor escrita. Já achava o livro interessante e agora estou querendo muito ler!
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://rillismo.blogspot.com
oie, eu li esse livro e assim como você, ele me marcou muito. Achei forte realista e doloroso, mas também penso que vale muito a pena a leitura. Eu também me apaixonei pela escrita da autora e queria mais livros dela, mas infelizmente só temos mais um aqui no brasil
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirÉ incrível ver como uma pessoa pode mudar diante de tais monstruosidades que ocorrem com ela. Eu ainda não conhecia a obra, mas achei muito interessante a abordagem da autora em fazer os capítulos divididos nas sessões, com certeza deixa tudo muito mais real. Não sei se leria no momento, pois não estou com cabeça para esse tipo de leitura, mas vou deixar essa dica anotada.
Beijos.
Ola!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, eu já li vários livros Dark, com essa pegada, mas não conhecia esse. E esses livros são ótimos, nos fazem refletir que não é apenas uma ficção.
Parabéns pela resenha
Beijos
Leitora Dramática
http://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/?m=0
Oi, preciso dizer que só pelo título eu já imaginava uma história forte, mas não imaginei uma que fosse tão pesada. Acredito que essa não é uma história que realmente se consiga fazer de forma rápida, ainda mais com cada capítulo revelando algo terrível que ela passou e que não está livre ainda porque o maníaco ainda está a solta. Não li ainda para saber porque você concordou em alguns momentos com ele e apesar de nesse momento ainda não estar pronta para essa leitura, com toda certeza quero realiza-la!
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Oi!
ResponderExcluirNão imaginava que esse livro fosse tão intenso e tão difícil de ler ao mesmo tempo.
Imagino que para a personagem rever aqueles momentos nas sessões deve ser muito doloroso, e também para o leitor por vivenciar todo o mal que ela passou nas mãos de um monstro.
Não digo que é algo que eu leria de cara, com certeza com esse livro em mãos iria me preparar muito pra não ficar na bad com essa leitura