Ei pessoinhas! Surpresos de me verem aqui? Pois é, mas isso porque uma data tão especial assim não deve passar em branco. Claro que não. Eu sei, você sabe que hoje o dia é mais que importante para nós leitores, hoje é o dia do nosso sempre objeto de desejo: Hoje é dia do livro! E por conta disso, resolvi me manifestar hoje para comemorarmos. E que maneira melhor do que respondendo a uma Tag?
Sim, pra mim tudo é motivo para tags, se acostumem.
Preparados? Então bora lá!
A Tag de hoje é bem diferente e eu achei no blog A Culpa é dos Leitores, se chama Signos Literários e é bem gostosinha de responder. Vamos lá?
- Áries - Um romance com uma protagonista corajosa e aventureira
Eu sei, já ta bem repetido aqui, mas isso porque não consigo pensar numa protagonista tão corajosa e destemida quanto Rose Hathaway. A garota não tem papas nas línguas, fala o que quer e faz o que bem entender. Daria sua vida por sua melhor amiga, Lissa, e disso temos diversas provas durante toda a saga. Não é a toa que é a melhor guardiã que Academia de Vampiros São Vladimir já conheceu.
- Touro - Um romance com um protagonista fascinante.
Laurel de Cartas de Amor aos Mortos é meu primeiro pensamento. Isso porque, como ela acaba de perder sua irmã mais velha e referência May, a menina entra num processo de tentar ser quem a irmã era. Ou quem ela imaginava que sua irmã era.
De qualquer forma, Laurel acaba deixando de ser quem ela era, o que me deixava ainda mais curiosa para descobrirmos quem são essas irmãs de verdade.
- Gêmeos - Um romance único com suas particularidades.
Sem sombra de dúvida o romance que mais me intrigou - e surpreendeu - foi Veneno. Nele conhecemos a história da Branca de Neve de uma forma não tão usual e de sua madrasta Lilith. A criatividade da autora é digna de nota, principalmente por se tratar de uma história tão conhecida. Que ela conta com maestria.
- Câncer - Um livro com uma protagonista irritante.
Vou roubar um pouquinho rs, não vou escolher uma protagonista, mas sim três. Estou falando do conto da Cecily von Ziegesan, #Stepsister sobre sapatos e selfies. Aliás, o conto inteiro foi difícil de engolir. Deixa eu explicar.
O Livro dos Vilões é um compilado de quatro contos de quatro autores diferentes, dois americanos e dois brasileiros, que decidiram recontar os contos de fadas. Esse em especial do ponto de vista dos vilões.
Nesse conto que eu citei temos a história da Cinderela, uma garota sonsa que é explorada por suas irmãs patricinhas. Até aí, nenhuma novidade. Mas a história segue de tal forma que fica difícil continuar a ler. Personagens superficiais, tontos demais, beirando a burrice, sem qualquer adição de "açúcar". Não gostei nem das irmãs, nem da Cinderela.
- Leão - Um livro que todo mundo gosta, menos você.
Não tem como, passam anos e a minha resposta a essa pergunta é sempre a mesma: A Menina que Roubava Livros. Eu desgostei tanto desse livro que sequer cheguei a terminar. Sim, eu desisti da história.
Não me entendam mal, eu gosto da história em si, tanto que amei o filme. Mas o que me incomoda é a forma como o autor a escreve. Para mim, a narrativa é arrastada e detalhada até demais. Não tem como engolir.
- Virgem - Uma protagonista preferida.
Minha protagonista preferida continua sendo a mesma de anos atrás: Sydney Sage. Também do universo de Academia de Vampiros, Sydney aparece pela primeira vez pelo quarto livro, surge rapidamente nos livros que se seguem. Mas é no spin-off Bloodlines que ela vira protagonista e conquista de uma vez por todas o meu coração.
Corajosa, destemida, inteligente, estrategista e ambiciosa, Sydney vem pra mostrar todas as barreiras antes construídas sobre os humanos e nos fazer apaixonar por ela.
- Libra - Um livro com a capa bonita.
- Escorpião - Um livro que te faz sentir mais forte.
Outros jeitos de usar a boca é o meu livro do momento. Os poemas de Rupi Kaur são fortes, pesados, dificeis de engolir. Mas tão necessários. Ler poesias que falam das dores e lutas que nós mulheres passamos, ver a nossa dor espelhada em outra pessoa, é um reconhecimento tão importante. Uma mensagem de que não estamos sozinhas. E ver que tudo bem, que isso passa e que a gente acaba bem, me traz uma sensação de paz. Leiam este livro.
- Sagitário - Um livro sobre uma história real.
A minha ultima história real é Mindhunter que conta a trajetória do primeiro caçador de serial killer. Eu sou simplesmente apaixonada por esse tema e este livro me deu um gostinho a mais por contar a história da Psicologia Comportamental e como ela se instalou no FBI, um tema tão fascinante que não faltam séries policiais sobre. Amo demais.
- Capricórnio - Um livro que vai direto ao ponto.
Um livro curto e nada grosso é Reescrevendo Sonhos. Uma história gostosa, fluida e que você devora de uma vez. Além disso, apesar do mistério que acerca a protagonista, a autora não faz muitos rodeios ou floreios e a história segue o rumo que tem que ser. O ruim é justamente isso, de uma forma paradoxal, acaba tão rápido que você quer mais.
- Aquário - Um livro ambientado no futuro.
Estilhaça-me. Eu precisava falar desse livro aqui por ter se tornado um dos meus preferidos. Tanto pela narrativa peculiar da autora, como pelo universo e personagens que ela criou. Um mundo pós-apocaliptístico como você nunca imaginou. Personagens profundos e com traumas que só vão sendo revelados ao longo da história e, claro, muitas reviravoltas.
- Peixes - Um livro que te faz sonhar te olhos abertos.
Harry Potter. Tem como ler esse livro e não sonhar em viver em Hogwarts e usar magia? Não tem.
Bom, por hoje é só pessoas. Espero que tenham gostado. Comentem aqui embaixo se vocês conhecem os livros que eu citei, se concordam, discordam e teriam respondido diferente. Vamos conversar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário