Menu
Menu


Meu Camp NaNoWriMo #1
Publicado em
sexta-feira, 30 de junho de 2017
Somente quem já escreve há algum tempo sabe o quão fácil é procrastinar. Sempre vai aparecer algo que pareça mais urgente, que precisa ser resolvido naquele justo momento, e acabamos colocando nossos textos de lado. Acredite, isso acontece mais do que parece e tem consequências ainda piores. Por isso projetos como National Novel Writing Month, ou NaNoWriMo, são tão necessários.
Eu já falei sobre esse desafio aqui antes, inclusive contei toda a minha experiência e você pode dar uma olha se quiser clicando aqui.
NaNoWriMo é simplesmente um projeto que reune escritores (amadores ou não) para que produzam seus livros juntos. Em apenas um mês, eles tem que escrever 50000 palavras (este é o padrão, mas você pode traçar sua própria meta). O intuito de tudo isso? Fazer com que a procrastinação seja totalmente esquecida.
Todo ano, no mês de novembro este desafio acontece. Mas como um ano é muito para se esperar, foi criado o Camp NaNoWriMo. E é sobre ele que vamos falar hoje.
Durante o mês de Maio e Julho, acontece o Camp. Do mesmo jeito que o tradicional de novembro, o evento reune escritores de todo o mundo que irão escrever juntos e trocar dicas e conselhos. São feitos grupos, que são chamados de cabines, onde você pode trocar mensagens com os outros participantes, tenham eles sido escolhidos aleatoriamente ou pessoalmente convidados por você. Também há os grupos de facebook e até mesmo de Whatsapp, onde participantes de uma mesma nacionalidade trocam experiências e se ajudam.
Que, particulamente, é a melhor parte para mim.
Não se trata apenas de escrever afinal, mas de compartilhar sua experiência e se ajudar nessa jornada. Até porque, não é nada fácil.
Cansaço, pressão, ansiedade, pessimismo e falta de inspiração caminham juntos nesse desafio, deixando tudo ainda mais difícil.
No ultimo mês de novembro, passei por uma expriência extrema. Tinha que escrever 50000 palavras num mês, algo difícil para alguém tão procastinador como eu. Ao mesmo tempo que tinha que lidar com a ansiedade e apressão, tive que lida também com a ansiedade de não conseguir concluir o desafio. Houve dias que não conseguia escrever uma linha sequer, mas que continuava tentando e lgoo depois tinha que vir aqui e continuar o ritmo do blog. Existiram noites em que eu morria de dor de cabeça, mas que ainda assim tinha que pegar um livro e estudar para o ENEM.
Não foi nada fácil, eu confesso. E foi ai que os outros participantes começaram a me ajudar.
Entre piadas e besteiras, existiram também conselhos bem sábios. Além disso, conforme compartilharmos a nossa experiência, vi que não era a única que se sentia daquele jeito. E foi assm que pouco a pouco comecei a me apoiar naquelas pessoas desconhecidas, ao passo que deixei que se apoiassem em mim também.
Mas por que estou falando sobre tudo isso agora?
Ora, não ficou óbvio? Eu posso ter perdido o Camp NaNoWriMo de Maio (caiu justamente no inicio das minhas provas), mas o de Julho não me escapa.
Já me inscrevi no site (e você pode se inscrever aqui se quiser) e a partir de amanhã tem inicio a minha nova jornada.
Se quiser se juntar a mim, clique no link que disponibilizei e faça sua inscrição. E ainda, pode me enviar emails e compartilhar comigo a sua experiência. Eu vou expor aqui no blog mesmo a cada semana tudo que vivenciarei.
Por hoje foi só, mas espero que vocês tenham gostado e que se sintam encorajados a se juntar comigo nesse evento. Um beijo e até a próxima!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi tudo bem?
ResponderExcluirQue projeto bacana realmente parece ser bem puxado escrever tantas palavras em apenas um mês, mas parece ser bem gratificante com um monte de gente junto e indo dando forças um para o outro.
Beijos
É tudo acaba parecendo mais urgente, e a gente não faz o que tinha se proposto fazer.
ResponderExcluirEu gosto de escrever na hora que vem a inspiração, pois ela é como um relâmpago, caso não seja naquele exato instante, ela muitas vezes me deixa na mão.
Gostei do seu texto.
Meu Deus, parece ser bem cansativo! Tenho vontade de participar de algo assim, mas voltado para short stories, crônicas e textos jornalísticos. Boa sorte :)
ResponderExcluirEu sou a rainha da procrastinação, entendo super!! Muito legal esse projeto, adorei
ResponderExcluirmas eu jamais conseguiria, muita pressao pra mim!! hahahaha bjs
Adorei esse projeto e já vou me inscrever!
ResponderExcluirQue legal gostaria muito de ir, adorei o projeto.
ResponderExcluirOlá Esse Projeto e muito Legal Porque Ajuda as pessoas que estão começando a escrever e conhecer outros autores famosos e mais Aprender bastante com eles muito legal gostei desse projeto
ResponderExcluir50 mil palavras? Meu deus kkk não sei se consigo, como a colega falou lá em cima, eu também sou a rainha da procrastinacão kkk Parece ser bem complicado, mas é um projeto bem interessante!
ResponderExcluirQue projeto super interessante!! Já fiquei mega curiosa e vou me inscrever na certa!! ;)
ResponderExcluirÉ tão bom conhecermos novos autores, descobrir suas criações
Nossa parabéns, seu projeto é incrível, é muito bom descobrimos novidade, já estou curiosa.
ResponderExcluir