{Resenha} Sierra Burgess is a Loser - Biblioteca da Mila

Menu

Menu

{Resenha} Sierra Burgess is a Loser

Publicado em domingo, 14 de outubro de 2018


Um clichê é um clichê. Você consegue reconhecê-lo facilmente, ainda mais se for um clichê romântico. Uma protagonista inocente, excluída de um determinado grupo, que não chama muito a atenção e que aceita isso como uma verdade imutável. Um garoto bonito por quem essa mocinha vai se apaixonar, geralmente é seu completo oposto e muito popular. Uma garota popular, que é essencialmente tudo que a mocinha queria ser, ou passar a querer ser, e que por alguma razão obscura, e que muitas vezes não nos é revelada, é má com as pessoas. Por fim, um triângulo amoroso.

Essa é a fórmula usada na maioria dos clichês românticos. E é desse jeito porque dar certo. Quantos de nós não desejamos desesperadamente um clichê como esse? Super açucarado, com um galã fazendo o papel do garoto popular.

Esta também é a fórmula do novo filme da Netflix: Sierra Burgess is a Loser.


E é sobre este filme que vamos falar hoje.


Sierra é uma típica mocinha de filme romântico. Muito comum, ela não é popular e está feliz desse jeito. Está mais interessada em seu currículo para a faculdade do que festas ou garotos. Mas é colocada em cheque quando uma professora lhe perguntar o que a faz ser especial, o que nela é diferente dos outros. Sierra não sabe o que responder e se dar conta do quão comum ela é.

Mas a trama da história só começa mesmo quando um garoto, não muito popular, devo afirmar, tenta chamar atenção de Verônica, a garota mais popular da escola. Jamie se aproxima da garota numa lanchonete e pede seu número. A garota acaba por passar sim o número... Mas de Sierra. Ela havia conseguido o número através de um anuncio que Sierra colou no quadro de avisos sobre as aulas de reforço que ela estava dando.

Mas por que Verônica faria isso?

Bom, Jamie apesar de muito bonito e charmoso, andava com garotos mais comuns e que eram excluídos do círculo social da escola. E para Verônica, quem andava com pessoas assim se igualava à elas. Jamie então passa a enviar mensagens para aquele número, acreditando ser de Verônica. 

Sierra, a princípio estranha aquele estranho lhe enviando mensagens, mas acaba por respondê-las e os dois desenvolvem uma amizade peculiar. Somente quando Sierra já estava envolvida demais é que ela descobre que Jamie acredita estar falando com Verônica, e acaba dando continuidade para a farsa.

Numa forma de ajudar Verônica com os estudos, Sierra acaba se aproximando da popular e lhe confidência toda a história com Jamie e lhe pede ajuda. Que lhe é atendida. E agora as duas juntas terão que continuar com essa farsa, o que não vai ser nada fácil.

O enredo é bem comum, como vocês puderam atestar, mas não é de forma alguma um ponto negativo. O que me surpreendeu um pouco foi ver Verônica, uma personagem que geralmente seria rival de Sierra, ajudando a protagonista. As duas chegam até mesmo a se tornarem amigas e confidentes, e é uma relação muito boa de se ver. Nada de rivalidades entre meninas aqui.

Existem sim algumas bolas fora, mas elas acabam por tirar uma lição de tudo isso. O que eu achei válido.

Jamie também é um personagem que me surpreendeu. Isso porque o mocinho em histórias assim sempre é um cara ultra popular que acaba sendo meio estúpido. Mas não dessa vez. Jamie tem personalidade, carisma, é engraçado e muitas vezes inseguro. E eu acabei sim me apaixonando por ele, mas até aí nada de novo.

Um dos pontos positivos aqui foi a representatividade feminina. O foco não é no mocinho, mas sim em duas personagens femininas que acabaram construindo uma relação muito bacana. Veronica aprende muito com Sierra, a ponto de mudar sim sua personalidade e rever seus conceitos. Assim como Sierra acaba saindo da sua zona de conforto, aliás, da sua bolha alheia ao mundo. Ambas se ajudam e aprendem uma com a outra.

Como eu disse antes, existem sim algumas bolas fora nessa amizade, mas a disposição das meninas em consertar isso acaba transformando num aspecto positivo.

Enfim, um ótimo filme pra assistir com a família, com os amigos ou até mesmo com aquele crush. 
Vai que rola um clima depois...

Indico à todos.

Espero que vocês tenham gostado da resenha tanto quanto eu gostei do filme.

9 comentários:

  1. Eu demorei bastante a ver esse filme, porque achava que ia ser bobinho (apesar de eu amar clichê adolescente) e sempre acabava escolhendo outro pra assistir. Não sei por quê fiz isso! O filme é uma delícia! Gostei bastante mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é um clichê e tanto, mas é bem gostosinho de assistir, me surpreendi bastante!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,

    Já assisti ao filme e no geral gostei. Achei alguns pontos bem desnecessários e com muitas bolas foras, mas a mensagem feminina que é passada é muito bacana. Achei maravilhoso as personagens acabarem descobrindo mais sobre si mesmo e criarem um laço de amizade. Jamie foi um fofo, fiquei apaixonada nele!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila! Eu ainda não vi esse filme e olha que eu baixei desde o dia que lançou. Mas, sinto que estou com medo de me decepcionar com ele. Amo clichês, então, sempre quero amar o filme.
    Amo a ideia do filme dar destaque as meninas, e criar uma amizade entre elas. Chega de rivalidade. Enfim... verei ele logo! Adorei sua crítica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila!!
    Eu assisti esse filme no fim de semana que lançou e achei a proposta muito legal. Como você mesma disse, ele é um clichê, mas quem não ama os clichês né? Sobre a parte do bola fora, eu super entendi até porque estamos falando de adolescentes e foi necessário para termos a reviravolta. Assim como você, eu super indico!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Um clichê que não é tão clichê assim né?
    Não vi ainda o filme, mas amei a dica. Sempre fico MT perdida no catálogo da Netflix, indecisa sobre o que assistir; vou colocar tua indicação na minha lista de prioridades.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    comecei a assistir, mas parei, estava com muito sono aí adiei. Mas lendo a sua resenha e vendo que o filme é bom e é o tipo que eu curto muito, adoro esses clichês e já quero conferir. Gostei de saber que a popular ajuda a comum, isso é raro, sem rivalidades. Irei assistir hoje a noite!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Esse filme é a verdadeira face da personagem que não conquista e não muda. Eu não gostei, apesar do meu amado Noah estar nele, achei a personagem principal o sinônimo de todo clichê, mas que também conseguiu ser maldosa ao invés de real. Realmente erraram no enredo em questão das atitudes da mocinha, principalmente com a amiga e o cara que estava apaixonada.

    Beijos

    ResponderExcluir



@INSTAGRAM