Menu
Menu


{Resenha} Um de Nós Está Mentindo
Publicado em
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Autor: Karen M McManus
Gênero: Literatura Estrangeira
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Sinopse: Um suspense que prenderá o leitor da primeira à última página. Numa tarde de segunda-feira, cinco alunos entram em detenção no colégio Bayview: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, Addy, a bela, a definição da princesa do baile de primavera, Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas, Cooper, o atleta, astro do time de beisebol, e Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Os outros quatro alunos são suspeitos do seu assassinato. Ou eles são as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? Mas até onde cada um vai para proteger os seus?
Todos tem os seus segredos, não é mesmo? Ainda mais quando falamos sobre adolescentes no meio do ano escolar. E todos morreriam para manter seus segredos. Ou matariam...
Cinco estudantes vão parar na detenção pelo mesmo motivo: foram encontrados com eles celulares, artigo esse proibido dentro da escola. Porém, todos alegam que aqueles celulares encontrados não são deles. Somente isso já seria motivo para nos deixar intrigados, mas como desgraça pouca é bobagem, as coisas acabam por piorar. Isso porque um dos cinco alunos sofrem um ataque alérgico, falecendo logo em seguida. Como o óleo de amendoim foi parar no copo d'água daquele pobre menino, ninguém sabe. E é aí que se inicia a investigação de assassinato de Simon, com os quatro restantes como suspeitos.
Somente essa premissa tem tudo para nos deixar intrigado e curiosos para descobrir quem seria o assassino. Ou assassinos. Não podemos descartar nenhuma possibilidade agora. E como se não bastasse ainda surge um tumblr escrito, aparentemente, pelo responsável pelo assassinato de Simon. O que poderia ser apenas um blefe, alguém tentando aparecer no meio dessa confusão, se as informações ali contidas não fossem condizentes com a realidade. Realidade essa que somente os quatros suspeitos conheciam. E agora?
Apesar do clima de suspense, a autora consegue trazer também uma certa leveza para a história, uma vez que se tratam de apenas adolescentes.
Laços de amizades improváveis são sendo construídos, por aqueles que não muito antes sequer trocavam qualquer palavrar. Temos espaço até mesmo para uma pequena paixão, há muito esquecida enquanto eles cresciam. Mas será que no meio de tanta desconfiança, algum laço real pode ser construído? Eles podem confiar um nos outros? Mesmo com todos os segredos revelados?
Apesar de ter gostado bastante da escrita da autora, notei alguns pontos importantes que podem atrasar um pouco a leitura, como o fato do livro ser escrito na primeira pessoa, porém com os quatro pontos de vistas diferentes. De início, você pode curtir essa ideia, ainda mais por ela promover o clima de suspense. Porém, sem ter conseguido desenvolver os personagens o bastante para isso, me perdi em saber quem estava narrando e muitas vezes tive de voltar para saber de quem se tratava.
Além disso, como eu já falei, não há um aprofundamento nas questões de cada personagem, sendo assim, acabamos por nos deparar com alguns esteriótipos já conhecidos de Young Adult's.
A autora traz temas já conhecidos e muito debatidos nesse tipo de romance juvenil, como bullying, preconceito, homofobia, drogas e relacionamentos abusivos. Porém me entristeci por ver esses temas serem poucos debatidos e, muitas vezes, resolvidos de uma maneira bem ilusória.
De todo modo, gostei da leitura em geral. O suspense perdura por todo o livro, porém com a resolução a gente fica pensando em como não pensou naquela possibilidade antes. E, apesar de destacar alguns pontos negativos da escrita da autora, de uma forma geral gostei do modo como ela conduziu a história, proporcionando uma leitura fluída e que nos prende. Eu pelo menos não conseguia parar de ler.
Por fim, indico esse livo à todos. Com uma história envolvente e personagens caricatos, dá pra passar o tempo e se distrair.
COMPARTILHE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Apesar de gostar bastante de livro de suspense e imaginar mil possibilidades para o fim, o estilo da narração e a forma como são abordados os personagens sempre determina se eu continuo lendo ou nao, como o que vc destacou , sobre se perder as vezes em saber quem estava narrando. As vezes me sinto perdida assim e realmente nao é dada bom kkk
ResponderExcluirFora isso a história parece ser curiosa.
Gostei da sua resenha , parabéns!
um beijo
www.chuvanojardim.com.br
Olá, tudo bem? Esse ano resolvi me arriscar nesse gênero, e esse livro está na minha listinha de leitura. Pelo o que tu disse, parece ser uma leitura bem envolvente mesmo. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Naa época do lançamento do livro eu fiquei empolgada para ler, mas a vontade passou. O fato dos 4 personagens contarem a história é um ponto que eu considero bacana na narrativa.
ResponderExcluirBeijos
Oi Camila.
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a chance de lê-lo. Realmente ainda não sei porque, eu adoro suspense, mas acabo dando prioridade para outros gêneros e fico adiando a leitura. Achei muito bacana sua opinião e os pontos que ressaltou. Obrigada pela dica.
Bjos
Olá, tudo bem? Eu estava muito eufórica na época que a obra foi lançada, iniciei a leitura com altas expectativas mas ao decorrer da trama não vi muito sentido na história, achei que a autora se perdeu bastante :(
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ResponderExcluirLi esse livro ano passado e confesso que acabou não me agradando muito. Como você disse, ele cai muito em esteriótipos de YA e o final acabou sendo um pouco previsível para mim, além de ter me dado a impressão que a autora teve medo de ousar mais. Mas é um bom livro para passar o tempo!
Beijos!
Olá, adorei a resenha e considerações sobre a leitura, eu ainda nçao li este primeiro livro, confesso que estou com o segundo aqui na estante, quando ele foi lançado foi um burburinho tão grande que fiquei bem curiosa para ler com o tempo essa euforia diminuiu mais mesmo assim ainda daria uma chance para a obra!
ResponderExcluirQuando esse livro foi lançado, me empolguei para ler, mas acabou que a empolgação passou e não li. Ler sua resenha me lembrou disso e me deu vontade de ler novamente, acho que vou resgatar isso! Adorei sua resenha e os pontos que levantou!
ResponderExcluirApesar da superficialidade que parece que foi tratado alguns assuntos, me interessei por ler essa obra. Esse ar de mistério, assassinato e mentiras coatuma me atrair bastante. Gostei do enredo.
ResponderExcluirGostei dessa obra, li e achei a história bacana. Indicaria o livro, pois para mim foi um enredo bem construído, com uma narrativa que chama demais a atenção do leitor.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEu recebi esse livro do Grupo Editorial Record assim que lançou e gostei muito, pois foi uma grata surpresa. Eu gosto desse ar de mistério/mentiras que tem no livro.
Abraço!
Todo mundo fala muito bem da autora e dos livros dela, mas confesso que tenho zero paciência para YA hoje em dia e por isso nem me ligo muito nos lançamentos. Fico feliz que tenha gostado no geral do livro, apesar das suas ressalvas.
ResponderExcluir