Hoje trago mais um post dessa série tão especial que é o Projeto Escritor e estou bem animada para falarmos desse tema tão essencial: desafios de escrita. Mas, antes de qualquer coisa, preciso sempre reforçar que sou apenas uma mulher que ama a escrita e que gosta de compartilhar essa paixão com outras pessoas. Não sou profissional, não tenho nenhuma publicação e muito menos estou aqui para ditar regras.
Dito isso, vamos para o post de hoje?
Escrever. Por muito tempo isso vem sendo sua principal fonte de prazer. Não importa como tenha começado, se por acidente ou de propósito. Se era para ser apenas mais uma brincadeira, algum passatempo que, ironicamente, com o passar do tempo, seria esquecido. O que importa é que você tomou gosto pela coisa, até hoje insiste em se atrever a brincar de escrever.
Aliás, de brincadeira isso não tem nada. Até porque você leva isso muito a sério, ora essa.
Então passa sempre a exercitar essa atividade, como uma espécie de exercício físico que precisa ser feito todos os dias - e de certa forma, é exatamente isso. Porém é complicado, por vezes você cai em bloqueios criativos ou se vê preso dentro desse espectro de perfeccionismo que só te atrapalha. E agora, o que fazer?
Uma boa dica, para quase tudo, é se tornar um hábito. Mas quando nos vemos presos nesses obstáculos já citados, sempre é bom apelar pra criatividade - mesmo que não seja sua.
Se estou falando de plágio? Mas é claro que não. Um escritor de verdade nunca cede ao desejo do plágio! - lembrem-se sempre disso.
Estou falando apenas dos tão famosos desafios de escrita - e olha que existem um zilhão deles.
Os formatos são os mais variáveis, afinal vão de desafios diários para até mesmo mensais. Não importa qual seja o escolhido, o importante é escrever.
Mas afinal, qual seria a importância de um mero desafio para a minha carreira como escritor? Bom, para começar, já ajudaria com a definição de um ritmo para praticar essa atividade tão amada. Não importa se você escreve todos os dias ou se faz isso apenas uma vez por semana, o importante aqui é manter o ritmo - claro que quanto maior a frequência, melhor. Mas respeite o seu ritmo!
Com os desafios, especialmente os diários, você mantem a frequência e o rendimento. Você adiciona constância, algo que precisamos em todos os aspectos da nossa vida.
E os desafios são muitos - irei adicionar alguns que escolhi no final desse texto. Você pode escolher aquele que mais te convém ou, até mesmo criar o sue próprio. Afinal, alguns podem destoar do seu gênero ou estilo preferido.
E, para mostrar o quanto estou empenhada em voltar a escrever - já que a rotina é maçante para os nossos hobbies - irei eu mesma participar de um desses desafios. Convido-os, uma vez mais, a fazer o mesmo e se aventurar comigo nessa empreitada pelo aperfeiçoamento.
Por ora, eu me despeço, mas não me sinto triste. Já que sei pelo menos alguns me seguirão nessa jornada. Você vai?
Olha amei este post muitos desafios e quero fazer um deles, mas eu escrevo porém a vergonha é imensa kkkk e vou fazer isto como um exercício para soltar a minha criatividade. Eu amei como sempre arrasando.
ResponderExcluirAi que bom que gostou. Também irei fazer pra tentar voltar no mesmo ritmo de antes.
Excluir