[TAG] Páscoa Literária - Biblioteca da Mila

Menu

Menu

[TAG] Páscoa Literária

Publicado em segunda-feira, 22 de abril de 2019

Olá, bom dia pra todos! Como vocês estão e como passaram de páscoa? Espero que com bastante chocolate. Como faz bastante tempo que eu não posto nenhuma Tag, e como vocês sabem que eu simplesmente sou a louca das Tags, resolvi que postaria uma hoje. E, fazendo jus ao dia especial que passou, vamos responder uma Tag bastante especial. Preparados? Então vamos lá!




Trufa - Livro pequeno para ler rápido: Poliana

Eu já falei bastante sobre esse livro aqui, mas falar sobre coisa boa nunca é demais. Eu li Poliana quando ainda era pequena, o que não significa que eu não releia de vez em quando só pra sentir aquele gostinho de infância. O livro tem uma história linda, leve e que nos ensina coisas que todos nós deveríamos compartilhar. Se você ainda não leu, vale a pena dar uma conferida. 

Narrativa que impressiona leitores do mundo todo pela intemporalidade de temas que fazer de Poliana uma obra eterna e ainda hoje um grande sucesso, pois resgata valores pessoais como bondade, respeito e solidariedade. É a comovente história de Poliana, órfã de pai e mãe, que vive muitas dificuldades mas aprende com o pai, um homem sábio, o "jogo do contente", que a fortalece no dia-a-dia. Então o ensina aos outros para transmitir algo bom. A obra desencadeou nos EUA e no mundo uma impressionante onda de esperança, otimismo, boa vontade e sensibilidade às questões alheias. 
Uma verdadeira batalha de humanização!!

Ovo de colher - Livro para se lambuzar/se divertir lendo: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Outro livro que com toda certeza entra pra minha lista de favoritos é este aqui. Com bastante irreverência, conhecemos a história de Arthur Dent e de seu amigo alienígena Ford Perfect, informação nem sempre conhecida para Arthur. Os dois tentam escapar da destruição da Terra e embarcam numa das aventuras mais conhecidas e mais bem faladas do mundo literário. A sinopse desse livro fala por si só e se ela não bastar pra te convencer dessa leitura, nada mais irá.
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Perfect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Perfect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Ovo com surpresa - Livro que não achou que fosse bom, mas te surpreendeu: O Beijo das Sombras

Eu sei que parece bem chocante essa revelação, principalmente para quem já me acompanha desde o começo, mas sim, houve um tempo em que eu duvidei deste livro que hoje se tornou um dos meus Top 10. Deixe-me explicar.

Eu conheci esse livro por volta de 2010, 2011, não lembro muito bem. E nessa época, Crepúsculo estava em alta. E, sinceramente, eu já havia me cansado desse tipo de narrativa. Até que a minha mãe me apareceu com esse livro dizendo que eu iria gostar, que era da filha da amiga dela e que ela tinha um gosto parecido com o meu. Eu torci o nariz. "Outro livro de vampiro?", foi o que eu pensei. Mas, a partir do momento que me desinibi de todos os pré-conceitos e embarquei nessa leitura valeu a pena. A história é cativante, os personagens muito bem construídos e a leitura é fluída.

Logo eu estava devorando toda a série e economizando dinheiro para comprar mais.

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. 
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. 
Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? 
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Ovo recheado - Livro com história cativante: Para Todos os Garotos que Já Amei

O novo queridinho da Netflix também entra nessa lista e vou explicar o porquê. Gente, vocês sabem o quanto eu amo clichês. Amo criticá-los, amo devorá-los. É um paradoxo, eu bem sei, mas a menininha adolescente que vive em mim não pode deixar de ler cada um deles. E esse livro em especial é um clichê tão gostosinho, tão água com açúcar, tão previsível que não tem como resistir. Quem leu, sabe. Quem não leu, ta perdendo.

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


Ovo quebrado - Livro que destruiu suas estruturas: Identidade Roubada

Eu até já fiz uma resenha desse livro no blog e se você quiser conferir só no título do livro. Esse livro é mais um trator do que um livro, de tanto que ele me destruiu. Vou dizer, a leitura não é fácil. Não é rápida de ser mastigada, muito menos digerida. Isso porque o tema desse livro não é fácil. Sequestro? Não tem como ler e ficar em paz depois. Não existe isso.
Ainda assim, eu indico. Mas indico com ressalvas. Se você não lida bem com assuntos pesados, se thrillers psicológicos não são a sua praia, melhor passar longe desse livro.
Agora, se você resolver arriscar, te desejo sorte. É uma leitura super válida, um tema que precisa ser lido e discutido. Eu amei esse livro. Mas talvez você não ame justamente pelos pontos que aqui destaquei. 

Era para ser um dia como outro qualquer na vida de Annie O’Sullivan. A corretora de imóveis levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com o namorado. Naquele domingo, aparecem poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. A corretora tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está apenas começando. Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas.



E essa foi a seleção de hoje, espero que tenham gostado e prometo em breve uma nova resenha fresquinha para vocês. Agora me contem, já leram ou querem ler algum desses livros? Vamos continuar essa conversa nos comentários.

20 comentários:

  1. Identidade Roubada foi um livro que me perturbou do começo ao fim, você não tem ideia de como fiquei chocada com ele.
    E o que falar de Lara Jean??? Muit amor essa trilogia!! Os oitros livros que tu citou não li...

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Muito bacana essa tag! Dos citados, li "Para todos os garotos que já amei", e realmente é uma história bem cativante, haha. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. O Guia do mochileiro da galáxias é um livro ótimo, eu adoro esse livro! Li ele tem um tempo, mas foi uma leitura super gostosa, achei que é um livro de filosofia muito bom!
    Adorei suas respostas pra essa tag!

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei conferir suas respostas pra tag, sou curiosa para ler Identidade Roubada, tenho O Guia do Mochileiro das Galáxias há séculos na estante e ainda não comecei a ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cá.
    Nem tô acreditando, mas essa é a primeira vez que vejo uma Tag em que li todos os livros indicados!! Rs... Adorei suas escolhas e concordei muito com suas análises!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essas TAG's! =) Amei suas respostas e concordo em gênero, número e grau com relação ao 'Guia do mochileiro das galáxias'. Eu sou apaixonada por esse livro! No meu caso, colocaria no quesito "ler rápido"! ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  7. Olá, Camila.

    Identidade Roubada é um livro que eu quero ler há anos, porém nunca tive a oportunidade.
    Para Todos os Garotos que Já Amei tem uma história muito fofinha, não li o livro, mas assisti a adaptação e gostei bastante.
    Poliana eu comecei a ler quando era muito nova, mas não gostei e acabei abandonando, mas pretendo tentar ler o livro novamente futuramente.

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Parabéns pela tags e suas escolhas de livros, adoro os livros da Richelle Mead autora fantástica li quase todos seus livros lançados, o Guia dos Mochileiros da Galáxias é um livro muito bom também, os outros ainda não li, mas já anotei suas dicas, obrigado. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Adoro o livro Poliana, li quando tinha 11 e até hoje tenho um carinho especial pela história e pretendo reler um dia. Adoro revê-lo pelos blogs 😍😍😍

    Comprei a série O guia do mochileiro das galáxias e pensei que iria devorar ela inteira em um mês, mas confesso que achei a narrativa muito lenta e acabei não conseguindo me envolver tanto com a história como esperava. Ainda não conseguir seguir com a mesma, li só o primeiro, acho que minha edição com letras pequenas não ajuda muito. Mas enfim que bom que vc gostou tanto.

    Até agora só vi o filme Academia de vampiros e adorei. Tenho a série em ebook no kindle mas ainda não li, preciso fazer pq amei o casal principal 😜😍😘
    Para todos os garotos que já amei, só vi o filme e amei e fiquei me perguntando pq não li os livros. Mas enfim também gosto de livros mais levinhos assim. Muito legal vc dizer que ama ler e criticar os clichês 😀😀😀😀
    Já ouvir muitos elogios a esse livro da arqueiro, identidade roubada, mas ainda não li; com certeza esse tema mexe mesmo com todos.
    Enfim amei suas respostas para a TAG, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  10. hahahah aque TAG bacana, quando quero fazer uma crítica ácida, sempre recorro a Poliana, adoro esse livro. O Guia do Mochileiro das Galáxias é lindo e maravilhoso, amo.

    ResponderExcluir
  11. Olá

    eu gostei bastante da tag e principalmente dos seus escolhidos porque gosto da maioria.
    Poliana é uma obra que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida. Estou relendo O Mochileiro e rindo muito e aprendendo várias coisas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, essa provavelmente é a tag mais legal que eu já encontrei pela internet haha de verdade! Eu também AMO poliana e acho sensacional a forma como esse livro consegue me abraçar de maneiras absurdas, sempre que o leio me sinto mais acalentada, sabe? Eu nao como chocolate então a páscoa não rendeu muito por aqui.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Acho legal essa TAG pena que fiquei atarefada e não consegui responder.
    Da sua listinha concordo com Para todos os garotos que já amei. A escrita da Jenny Han é super cativante e o enredo flui muito fácil.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Essa tag é muito legal, um livro que me destriu foi Proibido e ele também entra na opção de livro que eu não achei que fosse bom e me surpreendeu, eu demorei anos para ler esse livro porque tinha medo do que encontraria pela frente e terminei de ler apaixonada e desidratada de tanto chorar.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ainda não li nenhum dos livros citados, mas quero muito ler Para todos os garotos que já amei e lembro de que Identidade roubada estava na minha listinha e tirei, agora voltei a ficar curiosa haha. Amei a tag!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Camila!
    Houve momentos que já gostei mais de TAGs, hoje eu cansei um pouco de responde-las. Mas adoro conhecer as respostas dos outros e as suas foram excelentes.
    Nunca vi uma pergunta, um tópico fazer tão sentido com O Mochileiro das Galáxias como esse fez. Que livro leve e engraçado!
    Para Todos os Garotos Que Já Amei é tão fofinho! Amo muito ele.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Que TAG maravilhosa. Não conhecia, e anotei para a próxima Páscoa. Também concordo que Para Todos os Garotos que já Amei é fofo e que O Beijo das Sombras é surpreendente. Ótimas respostas <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Adorei a tag e as respostas! Pollyanna é realmente um livro fluido e rápido, daqueles que trazem um quentinho para o coração! rs Também achei Para todos os garotos que já amei uma história bem cativante, no entanto, ainda não dei continuidade para série! Quem sabe mais para frente? rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Ola!!!

    Ah gente, sou doida por tags haha confesso! Se tivesse visto essa antes, com certeza teria respondido tbm! haha

    Sobre as suas respostas, adorei as indicações. Beijo das Sombras é realmente um livro incrivel! Para todos os garotos que ja amei, adorei o filme, mas tive uns probleminhas com o livro, acredita?

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Dos livros que você usou pra responder as questões, só não li Identidade Roubada, mas eu tenho ele na estante a anos e pretendo ler logo essa história. Adorei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir



@INSTAGRAM