Para quem não o conhece, garanto que estão perdendo uma boa dose de histórias tanto de terror, quanto de romance contemporâneo. Eu já o entrevistei lá no instagram e se você ainda não viu, convido-o para dar uma bela espiadela por aqui. Ele está lançado agora o seu romance de estreia, As Luzes de Recife, que inclusive está com um precinho especial hoje - eu se fosse vocês não perderiam.
E é justamente isso que vim fazer aqui, resenhar esse romance que conquistou o meu coração e com toda certeza irá conquistar o de vocês. Prontos?
As Luzes de Recife
Autor: Ivan CampeloCompre na Amazon
Sinopse: O ódio e o amor são sentimentos tão distintos, mas tão íntimos. Coisas intensas que crescem dentro de nós, capazes de destruir e derrotar nossa alma. O amor sempre foi representado na ficção como o causador de grandes problemas e tragédias. A semelhança entre eles se clareia na intensidade e no ápice que alcançam no interior de uma pessoa. Em As Luzes de Recife podemos acompanhar um escritor iniciante se tornar a figura representante disso. Luiz caminha pelas ruas do Recife, refletindo sobre a escrita e sobre o seu amor em relação à sua melhor amiga, Sara. Amor que o Luiz jamais sentiu a reciprocidade e isso sempre o fez cair na melancolia.
No entanto, nada o fez sentir dor maior do que descobrir que ela está grávida e pronta para se casar com um rapaz que conheceu na escola. A desolação se apodera de sua alma como sombras vindas de outro mundo.
Para ele, a única forma de lidar com aquilo é bebendo até esquecer tudo o que seu coração está sentindo.
Surpreendente. Original. Emocionante. De tirar o fôlego. Eu posso utilizar todas as palavras que ainda não terei chegado em algo que defina por completo o que foi essa obra. Mais um vez me encantei com a habilidade do Ivan de encantar e ao mesmo tempo surpreender com uma reviravolta de nos deixar sem fôlego.
A escrita do autor começa um pouco difícil pra mim, que tanto me acostumei em encontrá-la em contos de terror, com um tempo e ritmo diferente. Mas não demora muito e me vejo familiarizada com a forma natural que o autor se utiliza para construir o cenário que cerca os personagens, mesmo que se tratem de temas mais pesados. E é justamente isso que acho fascinante na escrita dele, a forma como até mesmo as coisas mais difíceis de se falar, são tratadas com naturalidade.
Em primeira pessoa, Luiz nos conta sobre sua vida e a forma como ele lida com o fato de ser apaixonado por sua melhor amiga desde a época da escola. Mas não se engane, por mais que essa história se assemelhe com as sinopses dos inúmeros clichês, ela não é. E isso também merece créditos para o autor, pois ele tem a capacidade de pegar algo tão comum e ás vezes repetitivo e transformar em algo totalmente novo.
Nos vemos cada vez mais simpatizantes do personagem, mas por vezes contestamos suas atitudes. Isso porque o autor tem a peculiaridade de escrever sobre pessoas reais, que possuem defeitos e muitas vezes acabam errando. Então, em alguns momentos, detestei o Luiz. Em outros, me vi nele. Um baita tapa na cara.
O final é de arrebatar e nos deixar boquiabertos, apesar de casar com toda a história. Outro ponto para se destacar é justamente isso: esqueçam todos os finais que vocês já viram sobre histórias desse tipo, nada nunca chegou perto do que lhe espera no final desse livro.
A diagramação é linda e delicada, com imagens de máquinas de escrever entre os capítulos. Apesar de ainda estar disponível apenas na plataforma digital, isso nada nos impede de nos conectar com a história e com os personagens.
Eu me apaixonei não somente pelo personagem, mas pela escrita do autor, que continua a me encantar seja qual for a história. Espero que vocês também curtam tanto quanto eu.
Como eu falei, esse livro se encontra num preço especial lá na Amazon e vocês não devem perder essa oferta. Além disso, lá no instagram está rolando uma Leitura Coletiva no ig de uma de minhas parceiras e está aberta para quem quiser descobrir essa história em companhia, deixarei o link aqui.
Por hoje fico por aqui, mas espero encontrar a todos nos comentários para falarmos dessa história tão cativante.
Olá amoras, tudo bem com vocês? Eu estou muito bem, obrigada // kkkkk nossa
ResponderExcluirEnfim, amei a sua versão da resenha e realmente o Ivan nos surpreende bastante, caramba o final meu Deus chorei rios e mares.
Que bom que gostou, eu fiquei muito impactada com a história toda. Foi uma surpresa e tanto
ExcluirOi Camila!!
ResponderExcluirEu não conhecia o autor, assim, como também não conhecia o livro ainda. Eu não sou muito de ler livros com temáticas mais obscuras, mas, achei bem interessantes a premissa desse livro. Fico feliz que tenha gostado da leitura.
Beijos!
Eita Já Li
Também tive oportunidade recentemente de conhecer o autor e me surpreendi com a escrita envolvente dele.
ExcluirOiii
ResponderExcluirNão conehcia ainda esse livro e nem o autor, pela resenha dá pra sentir o quanto a história de cativou, especialmente por esse final arrebatador. Que bom saber que a escrita do autor é tão envolvente.
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Oi Camila.
ResponderExcluirEu estou conhecendo um pouco da história através da sua opinião e fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história. Pela sua opinião parece ser uma história bem interessante e cativante. Vou adicionar na lista de desejados e espero também consiga me conquistar da mesma maneira que você. Obrigada pela dica.
Bjos
Eu não conhecia essa obra, mas pela sua descrição, percebi que é um livro realmente incrível! Até fiquei curiosa em conhecer pela sua empolgação haha. Deixarei a dica anotada.
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura
Olá!
ResponderExcluirConfesso que não conhecia o autor, mas fiquei bem curiosa para saber como ele desenvolve essa história, ainda mais por parecer mesmo ser um enredo clichê. Também fiquei curiosa para saber como é esse final tão diferente do esperado, pois eu adoro me surpreender de formas diferentes a cada livro que leio. Por isso adorei a dica e já a anotei por aqui!
www.sonhandoatravesdepalavras.com.br
Oi, tudo bem? Não conheço o autor e sempre acho válido clichês que se ressignificam. Que legal que o autor conseguiu surpreender com o clichê, acho fundamental. Não sou muito de terror, mas fiquei curiosa para saber como o autor tratou o final. Acho ótimo personagens humanos, assim nos identificamos com eles, afinal, um bom personagem não precisa ser só bonzinho e certinho. Vou procurar na Amazon, com certeza, obrigada pela dica :)
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirSempre preferi personagens reais, que mostram seu lado bom e ruim e sem medo. Vulnerabilidade e força ao mesmo tempo, porque assim que somos na verdade. Erramos diariamente e isso não tem nada de ruim e esse floreios e artifícios ridículos que alguns usam para tapar a verdade é que me faz ter distanciamento com o romance romântico e são poucos livros que me fisgam.
Beijos